Cólicas - Saiba as outras causas e tratamentos


"Elas podem não ser só sintoma de menstruação"





Nada mais desagradável que sentir dor, não é? Ainda mais quando essa dor se chama cólica menstrual e aparece todo santo mês. O fato é que nem sempre as pontadas chatinhas na barriga acompanhadas de perdas de sangue significam que você vai ficar "naqueles dias". A cólica menstrual é provocada pela falta de suprimento sanguíneo no útero, explica a ginecologista Renata Aranha, do Hospital Universitário Pedro Ernesto (UERJ). Já a menstruação é uma união de sangue e endométrio, tecido que reveste a parte interna do útero e sofre descamação. "Toda vez que o endométrio é descamado é como se houvesse uma lesão do tecido, e o corpo promove um processo em cadeia de ação inflamatória que produz a prostaglandina (hormônios que as células produzem quando lesadas ou excitadas). Sem sangue no útero, não há irrigação nem oxigênio, o que provoca a dor", complementa a médica.

O nome científico da cólica fisiológica é dismenorreia primária. É aquela dor pélvica que aperta, alivia e volta, e pode ocorrer antes ou durante o período menstrual. É muito comum, por isso não há motivo para se preocupar. Segundo Renata Aranha, o uso de antiinflamatórios é o tratamento mais recomendado nestes casos. "A pílula anticoncepcional também ajuda muito, porque quem faz o endométrio crescer é o estrogênio. Com a pílula, podemos controlar esse crescimento e, portanto, ele descama menos. Por isso que o fluxo diminui também", acrescenta a especialista.

O alerta de sinal vermelho deve ser acionado quando a cólica é muito intensa, progressiva e aumenta ao longo da menstruação. Neste caso, você pode estar sofrendo da chamada dismenorreia secundária. "Ela precisa ser investigada e exige exames complementares, pois pode ter diferentes causas", esclarece a doutora, que chama a atenção para a origem do desconforto: "Ela pode estar associada a complicações no sistema reprodutivo, como alterações nos ovários, útero ou vagina, endometriose, miomas, infecção pélvica, tumores, entre outros fatores".

Coordenador do Ambulatório de Endometriose do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (UFRJ), Renato Ferrari explica que a endometriose ocorre quando parte do endométrio descamado vai para dentro do abdômen através das trompas e, em algumas mulheres, esse endométrio acaba se desenvolvendo. "Há outras duas formas de desenvolver a doença: quando o sangramento que cai no abdômen passa através do diafragma e acomete a pleura (membrana que recobre o pulmão); e quando o endométrio se instala na cicatriz deixada pela cesariana", complementa o médico, que identifica os tipos de tratamento: "Pode ser cirúrgico ou através do uso da pílula anticoncepcional, depende de cada caso". Outro mal que causa cólica é a adenomiose, como afirma a ginecologista Renata Aranha: "Ocorre em mulheres que já tiveram filhos e é uma prima-irmã de endometriose, diferenciando-se por ocorrer na parede do útero. Ela gera dor, dismenorreia progressiva, aumento do fluxo menstrual, dispareunia profunda (dor na relação sexual) e até infertilidade. Para diagnóstico, pode ser realizada uma ressonância magnética".

O tratamento tanto para a adenomiose quanto para a endometriose, segundo a especialista, é deixar de menstruar. "A menstruação provoca dor e aumenta a progressão da doença", observa ela, que indica os métodos disponíveis no mercado: "A mulher pode fazer uso da pílula contínua, do DIU de progesterona ou usar hormônios como a gestrinona, que bloqueia a produção de estrogênio, ou seja, provoca uma menopausa antecipada".







Fonte:









Vamos Ganhar !!!!!!





5 anos de Mimo Sexy - 60 produtos com 50% de desconto !

Este resumo não está disponível. Clique aqui para ver a postagem.

Sorteio Menina Mulher - Até dia 19/11




NUTRIOURO – CREME DUONUTRITIV0 desodorante corporal- PÊLO DE OURO 120g.




Até dia 19/11


 



 

Promoção Energia Renovada - Pedra do Sol





Nas compras acima de R$300,00 você receberá inteiramente grátis um maravilhoso amuleto. Trata-se de um colar montado em hematitas com uma conta de ametista pingente.

A ametista é considerada a pedra da alma, da felicidade e da riqueza. Usada próxima ao coração (chakra coronariano) como amuleto de proteção, tem a habilidade de absorver enegia negativa, enquanto emite energia positiva.

Já a hematita traz boa sorte ao trabalho e aos negócios, e é utilizada para purificar o sangue e desintoxicar.







Promoção válida até o término do amuleto no estoque!
Não perca esta oportunidade única...

Loja Gatamia - Lançamentos e Promoções



Sorteio da Clique Cosméticos no Blog Menina Mulher




Kit de cuidados com a pele




Até dia 13/11


 



 

Sorteio da Clique Cosméticos no Blog Calcinha Fru-Fru




Um kit de shampoo e condicionador Natura Ekos Pitanga para cabelos oleosos.




Até dia 09/11


 



 

Sorteio Lipstick Corner - Até dia 04/11




01 Hidratante Facial Diário FPS15 + Sacola




Até dia 04/11


 



 

Super fashion - Nova coleção Pedra do Sol





Nesta linda coleção você encontrará brincos, pulseiras e gargantilhas de tirar o fôlego.

Modernas e descontraídas, são peças que acompanham de perto as tendências da moda.



Venha conferir!




Clique aqui para BIJUTERIAS no atacado...

Sorteio La Folia Nails - Até dia 22/11







Até dia 22/11



 

 

Sorteio Infinito Feminino - Até dia 17/11




Kit Secrets Professional




Até dia 17/11


 



 

Sorteio Estilo só quem tem - Até dia 17/11




Kit Manicure




Até dia 17/11



 

 

Sorteio Literatura e Coisinhas - Até dia 02/11




Livro Historias de Arrepiar de Regina Drummond + 2 marcadores do livro




Até dia 02/11


 


 

Sorteio Botica Giordano - Até dia 08/11







Até dia 08/11



 




Sorteio Tempo Fashion - Até dia 13/11




Um Thipos à sua escolha




Até dia 13/11


 





Sorteio Tempo Fashion - Até dia 15/11




UM ADESIVO DECORATIVO INFANTIL




Até dia 15/11


 




 

Sorteio Tempo Fashion - Até dia 11/11




Uma camiseta da hora




 Até dia 11/11


 




Sorteio Tempo Fashion - Até atingir 150 inscritas




Coleção de esmaltes




Até atingir 150 inscritas


 




Sorteio Gordinha Retada - Até dia 02/11


Kit + Mimos surpresa




Até dia 02/11



 





Sorteio Gordinha Retada - Até dia 18/11




UM KIT DA PUCCA




Até dia 18/11








♥ Universo Makeup Sorteios ♥ Copyright © 2013 - Designer by Papo Garota - Mais Template Mais Template