Tire suas dúvidas sobre a PDS e entenda porque ela não pode ser usada como anticoncepcional
Como a pílula deve ser tomada?
Existem dois tipos. Um deles vem em dose única e o outro são dois comprimidos (um ingerido logo após a relação e outro após 12 horas). Seja qual for o tipo, deve ser usado no máximo 72 horas após a relação sexual. Quanto mais tempo demorar, menor será a eficácia.
A pílula funciona como um abortivo?
Não. Ela age antes que a gravidez ocorra. Se a fecundação ainda não aconteceu, o medicamento vai dificultar o encontro do espermatozoide com o óvulo. Agora, se a fecundação já tiver ocorrido, irá provocar uma descamação do útero, impedindo a implantação do ovo fecundado. Caso o ovo já esteja implantado, ou seja, já tenha iniciado a gravidez, a pílula não tem efeito algum.
Preciso de receita médica para comprar a pílula?
Sim. Embora seja possível adquiri-la nas farmácias sem prescrição. No entanto, mesmo que você dispense a receita, procurar por orientação antes é indispensável. Só um ginecologista poderá dar certeza de que o medicamento é indicado para o seu caso.
Ela pode causar efeitos colaterais?
Sim. O mais frequente deles é a alteração no ciclo menstrual e do tempo de ovulação. Em outras palavras, vai ficar impossível calcular seu período fértil e o dia da sua menstruação será um verdadeiro enigma. Além disso, dor de cabeça, sensibilidade nos seios, náuseas e vômitos são sintomas comuns. No caso de vômito ou diarreia nas duas primeiras horas após a ingestão, a dose deve ser repetida. Quem tem organismo sensível a medicamento e está tomando a pílula com indicação médica deve pedir a indicação de um remédio contra enjoos para tomar ao mesmo tempo.
Existe contraindicação?
A pílula é contraindicada para quem sofre de alguma doença hematológica (do sangue), vascular, é hipertensa ou obesa mórbida. Isso porque a grande quantidade de hormônio pode provocar pequenos coágulos no sangue que obstruem os vasos.
Se eu tomar repetidas vezes, ela perde o efeito?
Ela não perde o efeito, mas o risco de você engravidar aumenta. Normalmente, ele já é de 15% se você tomar depois de 24 horas de transar, contra uma média de 0,1% da pílula anticoncepcional comum.
Posso trocar a camisinha pela pílula?
Nem pense nisso. A pílula deve ser tomada apenas quando o método contraceptivo escolhido falha. Além de apresentar efeitos colaterais muito mais severos que a pílula comum, e ser bem mais cara, o contraceptivo de emergência não a protege das doenças sexualmente transmissíveis. Contra elas, só mesmo a boa e conhecida camisinha.
A pílula do dia seguinte é também um método contraceptivo?
Não. Como o próprio nome diz, ela deve ser usada em casos excepcionais e não como um anticoncepcional de rotina, como muitas mulheres estão fazendo. A dose alta de hormônio do medicamento, cerca de 20% a mais do que o existente em uma drágea de anticoncepcional, aumenta o risco de efeitos colaterais.
Mesmo tomando essa pílula é possível engravidar?
Sim. Como todo método, há risco de falha. Como já foi dito, quanto mais cedo a pílula for tomada, maior a sua eficácia.
O uso pode afetar o aparelho reprodutor?
Pode. A curto prazo causa uma verdadeira revolução na produção hormonal da mulher. Já, a longo prazo, depende da quantidade de vezes que a pílula do dia seguinte foi usada. Quanto mais, maiores os riscos. Caso ocorra a gestação ectópica, a mulher poderá perder uma trompa e isso dificultará uma futura gestação.
Ao utilizá-la, estarei protegida até a chegada da menstruação?
Não. Terá se protegido somente da relação que aconteceu antes de ter tomado a pílula.
Siga-me no Twitter !!!
Fonte:
essa pílula definitivamente é somente para casos de emergencia extremos! pois ela eh cheia de hormonios
ResponderExcluir"Se a fecundação ainda não aconteceu, o medicamento vai dificultar o encontro do espermatozoide com o óvulo. Agora, se a fecundação já tiver ocorrido, irá provocar uma descamação do útero, impedindo a implantação do ovo fecundado". Na verdade, a pílula do dia seguinte atrasa a ovulação. Mas se o óvulo já tiver saído do ovário, ela não tem mais efeito nenhum..
ResponderExcluirUma vez na vida. Altera todo o ciclo menstrual !!!!!
ResponderExcluirAdorei o post!! Estou te seguindo... me siga tbm...
ResponderExcluirhttp://dinharock.blogspot.com/
Bjusss
eu ja tomei algumas veses esa pilula e realmente altera completamente o ciclo, da enjoo e deixa os seios seniveis, fora o fato de nunca saber se ela realmente funcionou, e tenho uma pergunta:
ResponderExcluirBom, Vamos supor que meu ciclo tinha acabado 5 dias antes da transa, e eu tomei a pilula, e dois dias depois eu menstrui denovo. O que aconteceu? é uns dos sintomas da pilula?
Não tenho muito domínio do assunto, mais pode ser sintoma sim. Porque ela altera o ciclo, e por experiência própria ja aconteceu comigo igual, menstruei novamente, e permaneceu por 4 dias, sendo que meu ciclo são 7 dias, fiquei preocupada. Minha ginecologista disse que é por conta da dose hormonal, desregulou e fez com que menstruasse novamente, me aconselhou a só tomar em casos extremos !
ResponderExcluirComentem se tiver acontecido o mesmo com você ! Vamos compartilhar !
ResponderExcluirOI. EU TOMO UM ANTICONCEPCIONAL E EU TOMEI A PILULA DO DIA SEGUINTO, POIS A CAMISINHA ESTOROU, MAS AINDO ESTOU TOMANDO MEU ANTICONCEPCIONAL, ANDO TENDO DOR D CABEÇA E ENJOO, SERÁ QUE É MEU CICLO Q ALTEROU OU EU POSSO ESTA GRAVIDA. ME AJUDE..
ResponderExcluircomigo aconteceu, q estourou a camisinha, aí umas 10, 12 horas depois, tomei a pílula, só q a 2º dose, tomei só 13 horas e meia depois, sou super certinha, hoje esta um dia atrasada, de vez em quando sinto cólicas, mas ñ sei o q pensar,é a primeira vez q tomo essa pílula, será q ñ fez efeito pelo atraso da segunda dose?
ResponderExcluir